Criando uma estratégia efetiva de vendas e marketing

Criando uma estrategia efetiva de vendas e marketing

Se sua empresa precisa de um impulso para dar um salto a mais, talvez seja hora de revisar sua estratégia de vendas e marketing e chegar a um plano para ganhar terreno com seus concorrentes. Uma boa maneira de começar é unir o termo “marketing e vendas” em elementos visíveis e gerenciáveis.

Você vai encontrar situações bem interessantes que podem ser revisadas para priorizar as áreas que precisam de melhoria – uma lista de verificação que servirá de base para uma estratégia de marketing e vendas de forma efetiva.

Vou listar abaixo alguns pensamentos e perguntas que você deve revisar antes de tomar qualquer ação ou decisão:

Mercado

  • Quanto você realmente sabe sobre seu mercado atual ou estatísticas e dados dele no futuro?
  • Por que seus clientes compram de você?
  • O que você poderia oferecer que atrairia mais pessoas que ainda não são seus clientes?
  • Como você pode vender para mais clientes rentáveis?
  • Se você adicionar recursos ou serviços, as pessoas pagariam mais por eles, isso vai atrair mais clientes ?
  • Existem outros mercados que você está ignorando?

Competição

  • Quem são os seus concorrentes?
  • O que eles estão fazendo?
  • Qual é a tendência geral do mercado e como você está se mantendo em termos de participação de mercado e posição de lucro?
  • Como você realmente se classifica contra concorrentes?
  • Qual ameaça seu produto pode sofrer com a entrada de um novo concorrente mais forte que você?

Use a Inteligência Competitiva para manter e melhorar a participação de mercado da sua empresa.

Distribuição

  • Como você pode levar seu produto/serviço para novos clientes de forma lucrativa?
  • Existem oportunidades claras ou nebulosas?
  • Você pode expor seu produto com exatidão em relação a outros concorrentes?

Posicionamento

  • Onde seu produto/serviço se enquadra em relação ao mercado?
  • Essa é realmente a posição que você deseja?
  • Sua empresa retrata a posição em que deseja estar?

Promoção

  • Você sente que o seu produto é invisível?
  • Como você pode mudar suas vendas e estratégia de marketing para mudar isso?
  • Que ferramentas de promoção fazem mais sentido para promover seus produtos?
  • Sua promoção de marca, produto e serviços são consistentes com a imagem de marketing que deseja projetar?
  • Como você sabe mede o Roi?
  • Você está promovendo na internet de forma eficaz?

Preços

  • Qual é a sua estratégia de preços?
  • O preço variável faz sentido para sua realidade e do seu mercado?
  • Você está cobrando por tudo o que você faz?

Prestação de serviços

  • O que você está fornecendo é consistente para seu público e a necessidade dele?
  • Como você sabe se o seu serviço ao cliente é satisfatório?
  • Você trabalha com a fidelização do seu cliente?

Investimento

  • Você sabe medir o seu Roi?
  • Você sabe medir o seu CAC?
  • Você sabe medir o seu LTV?
  • Quanto você investe anualmente em marketing, ferramentas, colaboradores?

Estratégia

  • Como você faz para fidelizar o cliente?
  • Como você planeja aumentar as vendas para já clientes?
  • Como você planeja aumentar as vendas para novos clientes?
  • Como você desenvolve ações para aumentar receita anual da sua empresa?

Uma estratégia de marketing coerente significa mais vendas

Obviamente, este é apenas um começo para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing eficaz , mas sugestivo. É bom poder verificar e acompanhar cada um desses tópicos, capacitar e priorizar aqueles que precisam realmente da sua atenção. Em um mercado cada vez mais competitivo, atenção, previsibilidade e mão na massa podem ajudar para seu negócio não ser engolido.

Ficarei muito feliz em saber mais da sua opinião e como tem feito para escalar sua estratégia de marketing & vendas para seu negócio. Pode comentar aqui abaixo, pois como você sabe, adoramos um Papo Estratégico.

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