10 Elementos essenciais de uma estratégia de marketing de rede sociais

Elementos essenciais de uma estrategia de marketing de rede sociais

Você precisa de ajuda para começar com sua estratégia de marketing em redes sociais?

Você sabe o que incluir?

Objetivos bem definidos orientam sua estratégia de redes sociais para ajudá-lo a se conectar com seus clientes com sucesso.

Neste artigo, vou compartilhar o que você precisa incluir na sua estratégia de marketing de mídia social para que ele funcione desde o primeiro dia .

# 1: Identificar objetivos de negócios

Cada parte da sua estratégia de mídia social atende os objetivos que você definiu. Você simplesmente não pode avançar sem saber o que está trabalhando.

Olhe atentamente para as necessidades gerais da sua empresa e decida como deseja usar as mídias sociais para contribuir para alcançá-las .

Você, sem dúvida, apresentará vários objetivos personalizados, mas há algumas que todas as empresas devem incluir em sua estratégia, aumentar a consciência da marca, manter os clientes e reduzir os custos de marketing são relevantes para todos.

Sugiro que você escolha dois objetivos principais e dois objetivos secundários para se concentrar . Ter muitos objetivos o distrai e você acabará alcançando nenhum.

# 2: Definir objetivos de marketing

Os objetivos não são extremamente úteis se você não possui parâmetros específicos que definam quando cada um é alcançado . Por exemplo, se um dos seus principais objetivos está gerando leads e vendas, quantos leads e vendas você tem que gerar antes de considerar esse objetivo um sucesso?

Os objetivos de marketing definem como você obtém do ponto A (um objetivo não cumprido) ao ponto B ( um objetivo cumprido com sucesso ). Você pode determinar seus objetivos com a abordagem SMART: Faça seus objetivos específicos, mensuráveis, realizáveis, relevantes e com limite de tempo .

Usando o nosso exemplo anterior, se o seu objetivo é gerar leads e vendas, um objetivo de marketing específico pode ser aumentar as ligações em 50%. Para medir seu progresso, escolha quais ferramentas de análise e rastreamento você precisa ter no lugar .

Preparar-se para o fracasso nunca é uma boa idéia. Se você definir um objetivo de aumentar as vendas em 1.000%, é duvidoso que você o conheça. Escolha os objetivos que você pode alcançar , dados os recursos que você possui.

Você tomou o tempo para refinar seus objetivos para que eles sejam relevantes para sua empresa , portanto, estenda a mesma consideração para seus objetivos. Se você deseja obter apoio dos seus executivos de nível C, assegure-se de que seus objetivos sejam relevantes para a visão geral da empresa .

É muito importante estabelecer um prazo para seus esforços. Quando você pretende atingir seu (s) objetivo (s)? Próximo mês? Até o fim do ano?

Seu objetivo de aumentar os leads em 50% pode ser específico, mensurável, realizável e relevante, mas se você não definir um prazo para atingir o objetivo, seus esforços, recursos e atenção podem ser puxados em outras direções.

# 3: Identificar clientes ideais

Se uma empresa está sofrendo pouco envolvimento em seus perfis sociais, geralmente é porque eles não possuem um perfil ideal e preciso do cliente .

As personas ajudam você a definir e segmentar as pessoas certas, nos lugares certos, nos horários certos, com as mensagens certas.

Quando você conhece a idade, a ocupação, a renda, os interesses, as dores, os problemas, os obstáculos, os hábitos, os gostos, as desculpas, as motivações e as objeções do público-alvo do seu público-alvo , é mais fácil e mais barato segmentá-los em mídias sociais ou de qualquer outra forma.

Quanto mais específico você for, mais conversões você vai sair de cada canal que você usa para promover seu negócio.

# 4: Concurso de pesquisa

No que diz respeito ao marketing de redes sociais, pesquisar sua concorrência não só mantém você informado de sua atividade, ele dá uma idéia do que está funcionando para que você possa integrar essas táticas de sucesso em seus próprios esforços.

Comece por compilar uma lista de pelo menos 3-5 principais concorrentes . Pesquise quais redes sociais eles estão usando e analise sua estratégia de conteúdo . Olhe para o número de fãs ou seguidores, publicando frequência e hora do dia.

Também preste atenção ao tipo de conteúdo que estão publicando e ao seu contexto ( humorístico , promocional, etc.) e como eles estão respondendo aos seus fãs.

A atividade mais importante a ser realizada é o engajamento. Mesmo que os administradores de página sejam os únicos que podem calcular a taxa de participação em uma atualização específica, você pode ter uma boa idéia do que estão vendo.

Por exemplo, digamos que você está olhando as atualizações do concorrente nas últimas 20-30 Facebook. Pegue o número total de atividades de engajamento para essas postagens e divida-a pelo número total de fãs da página. (A atividade de engajamento inclui gostos, comentários, compartilhamentos, etc.)

Você pode usar essa fórmula em todos os perfis sociais de seus concorrentes (por exemplo, no Twitter, você pode calcular retweets e favoritos).

Tenha em mente que o cálculo deve dar uma visão geral de como a concorrência está fazendo para que você possa comparar a forma como você se empilha um contra o outro.

# 5: escolha canais e táticas

Muitas empresas criam contas em todas as redes sociais populares sem pesquisar qual plataforma irá trazer mais retorno. Você pode evitar perder seu tempo no lugar errado usando as informações de suas pessoas do comprador para determinar qual plataforma é melhor para você .

Se os seus clientes potenciais ou clientes lhe dizem que eles gastam 40% de seu tempo online no Facebook e 20% no Twitter , você sabe quais as redes sociais primárias e secundárias nas quais você deve se concentrar .

Quando seus clientes estão usando uma rede específica, é nessa rede que você precisa estar – não em qualquer outro lugar.

Suas táticas para cada canal social dependem de suas metas e objetivos, bem como as melhores práticas de cada plataforma.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as ligações e a sua principal rede social é o Facebook, algumas táticas eficazes estão investindo em campanhas de publicidade ou promoção do Facebook para chamar mais atenção aos seus ímãs principais.

# 6: Criar uma Estratégia de Conteúdo

O conteúdo e as mídias sociais têm uma relação simbiótica: sem grande conteúdo, as mídias sociais não tem sentido e sem mídias sociais ninguém saberá sobre seu conteúdo. Use-os juntos para alcançar e converter seus clientes potenciais.

Existem três componentes principais para qualquer estratégia de conteúdo de redes sociais bem sucedida : tipo de conteúdo, tempo de publicação e frequência de publicação.

O tipo de conteúdo que você deve postar em cada rede social depende da descrição, formato e do contexto. Descrição e formato  é como você apresenta apenas informações-texto, imagens, links, vídeo, etc.

O contexto se adapta às tendências de voz da sua empresa. O seu conteúdo deve ser engraçado, sério, altamente detalhado e educativo ou algo mais?

Existem muitos estudos que podem fornecer um horário específico quando você deve publicar em mídias sociais. No entanto, sugiro usar esses estudos como diretrizes, em vez de regras rígidas. Lembre-se, seu público é único, então você precisa testar e descobrir o melhor momento para você .

A frequência de publicação é tão importante quanto o conteúdo que você compartilha. Você não quer irritar seus fãs ou seguidores, não é?

Encontrar a frequência perfeita é crucial porque pode significar mais engajamento para o seu conteúdo. Use o Facebook Insights para ver quando seus fãs estão online e envolvidos com seu conteúdo .

# 7: Colocando o plano de conteúdo em prática

Você precisa desenvolver um plano de conteúdo forte que envolva material envolvente. O conteúdo precisa se alinhar com sua mensagem geral e ser apropriado para os canais que você está usando. Isso é mais do que apenas informações sobre produtos – pense em como você pode oferecer valor real para o seu público.

Não se limite a um tipo de mídia – uma mistura de vídeos, guias, infografia e outros estilos envolverão seus potenciais clientes de forma mais eficaz. Além disso, não pense em conteúdo como algo que você publica uma vez. Você precisa ter uma presença contínua nas mídias sociais, e isso inclui a entrega de novos conteúdos em uma base regular.

# 8: atribuir orçamento e recursos

Em relação ao marketing para redes sociais, olhe as táticas que você escolheu para atingir os objetivos da sua empresa .

Faça uma lista abrangente das ferramentas que você precisa (por exemplo, monitoramento de redes sociais, marketing por e-mail e CRM), serviços que você terceirizará (por exemplo, design gráfico ou produção de vídeo) e qualquer publicidade que você queira investir. Ao lado de cada um, inclua o custo projetado anual para que você possa ter uma visão de alto nível sobre o que você está investindo e como isso afeta seu orçamento de marketing.

Muitas empresas estabelecem primeiro o seu orçamento e, em seguida, selecionam as táticas adequadas ao orçamento. Eu tomo a abordagem oposta. I estabelecer uma estratégia primeiro , e, em seguida, determinar o orçamento que se encaixa nessa estratégia .

Se as taxas de execução da sua estratégia excederem sua estimativa de orçamento, priorize suas táticas de acordo com seu período de ROI . As táticas com o ROI mais rápido (por exemplo, publicidade e referência social) têm prioridade porque geram lucro instantâneo, você pode investir em táticas de longo prazo (aquisição de fãs, criação de conteúdo de qualidade ou engajamento de longo prazo).

# 9: Atribuir Funções

Saber quem é responsável pelo que aumenta a produtividade e evita confusão e sobreposição de esforços. As coisas podem ser um pouco confusas no início, mas com o tempo, os membros da equipe conhecerão seus papéis e quais tarefas diárias são responsáveis.

Quando todos conhecem seu papel, é hora de começar a planejar o processo de execução . Você pode planejar diariamente ou semanalmente. Eu não aconselho colocar um plano mensal juntos porque muitas coisas aparecerão e você pode acabar perdendo tempo adaptando-se às novas mudanças.

Você pode usar ferramentas como Trello, Basecamp para gerenciar sua equipe e atribuir tarefas a cada membro. Essas ferramentas poupam tempo e ajudam você a se manter organizado.

# 10: Teste, avalie e ajuste

Para descobrir quais ajustes precisam ser feitos para sua estratégia de marketing em redes sociais, você deve confiar e trabalhar com testes constantes. Pratique e teste em cada ação que você toma nas redes sociais. Por exemplo, você pode:

  • Acompanhe o número de cliques que seus links obtêm em uma rede (Facebook, Linkedin, Twitter)usando encurtamentos de URL e parâmetros UTM
  • Use a análise de mídia social das próprias ferramentas para acompanhar o sucesso e o alcance das campanhas sociais
  • Acompanhe visitas de páginas com origem via mídias sociais com o Google Analytics

Sua vez

Sua estratégia de marketing de mídia social não está escrita e definida como se fosse um mandamento. À medida que você avança, você pode descobrir que algumas táticas não estão funcionando tão bem como você pensou e outras muito bem como não tinha imaginado. Tente sempre se adaptar rapidamente e introduzir as novas mudanças na sua estratégia de forma geral .

O que você acha? Você tem uma estratégia clara de mídia social? Quais as ferramentas que você usa para manter sua estratégia rodando bem com a equipe integrada e ciente do que está conquistando? Eu adoraria ouvir sua opinião, perguntas ou comentários sobre esse processo. Por favor, fique à vontade em comentar abaixo!