Link Building: uma estratégia de sucesso para seu site

link building papo estrategico

No dia a dia como um profissional de marketing digital que trabalha com Inbound Marketing e SEO, uma sensação que causa bastante satisfação é ter um link do seu site em um site de alta autoridade, especialmente quando esse link é o resultado de seus esforços manuais de divulgação.

Algo que pode influenciar o sucesso desse tipo de ação é o que chamamos de Link Building. Mas antes vamos entender o significado do termo.

O que é Link Building?

Link Building é o processo de aquisição de hiperlinks de outros sites para o seu site. Um hiperlink (geralmente chamado de link) é uma forma dos usuários navegarem entre as páginas da Internet. Os mecanismos de pesquisa usam links para rastrear a web; eles rastrearão os links entre as páginas individuais de seu website.

Existem muitas técnicas para construir links, e embora elas variem com dificuldade, os profissionais de SEO tendem a concordar que o link building é uma das partes mais difíceis na operação.

Mas para entender como o método funciona, veja no vídeo abaixo como funciona uma busca no Google com o Matt Cutts ex-chefe engenheiro que atuou diretamente no desenvolvimento da navegação web.

Garantir consistentemente links válidos e alcançar o crescimento da busca orgânica requer um investimento inicial em:

  • Pesquisa de palavras-chave
  • Desenvolvimento de conteúdo
  • Otimização na página

Hoje, quero discutir cada um desses pilares de SEO individualmente para ajudar você a estar mais bem preparado para ganhar links efetivamente e gerar resultados de pesquisa.

1- Comece com a pesquisa de palavras-chave

O Link Building é mais poderoso quando é estratégico e a criação de links estratégicos é construída com base em pesquisas de palavras-chave sólidas.  Tal método é demorado e difícil.

Você precisa encontrar as oportunidades em que os links podem ter o maior impacto. A pesquisa adequada de palavras-chave revelará essas oportunidades de alto retorno e orientará a estratégia de criação de links.

Siga este processo simplificado para encontrar suas melhores palavras – chave de SEO :

  • Crie uma lista de palavras-chave.
  • Analise as palavras-chave de semente.
  • Priorize as melhores oportunidades.

Cada etapa desse processo é essencial para identificar quais palavras-chave podem gerar os melhores resultados para a pesquisa.

Construa uma lista de sementes de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave deve começar por reunir uma lista de palavras-chave de “sementes.” As palavras-chave de semente são os termos de pesquisa de linha de base mais importantes para o seu negócio. Para construir essa lista, examine essas origens potenciais:

  • Termos do produto ou serviço
  • Palavras-chave do concorrente
  • Pesquisas relacionadas nos mecanismos de pesquisa
  • Linguagem e termos do público-alvo

Usando essas fontes, você pode compilar uma lista de palavras-chave iniciais que fornecerão uma base à medida que você refinar sua pesquisa de palavras-chave.

Analisar Palavras-Chave de Semente

Depois de criar uma lista de sementes, você precisa analisar os principais termos que identificou.  Essa análise ajudará você a entender melhor a oportunidade de pesquisa potencial associada a cada termo.  Áreas para análise incluem:

  • Volume de pesquisa
  • Intenção do pesquisador
  • Nível de competição
  • Marcas ranking atualmente
  • Recursos correspondentes da SERP

Cada um desses fatores contribui para a oportunidade geral associada às palavras-chave de sua semente

Priorize as melhores oportunidades

Depois de analisar as principais áreas que determinam as oportunidades de pesquisa, você pode priorizar as segmentações por palavras-chave para maximizar os resultados de SEO. O desenvolvimento de links é uma estratégia de longo prazo e leva tempo para ver os resultados.

Para comprovar a eficácia rapidamente e ganhar adesão para a totalidade do seu projeto, você precisa segmentar as oportunidades que geram mais retorno com o menor investimento primeiro.

Priorize suas oportunidades de palavras-chave com base nos seguintes critérios:

  • Alinhamento com metas de negócios abrangentes.
  • Equilíbrio de baixa concorrência e alto volume de pesquisas.
  • Investimento interno necessário (recursos, tempo, etc.)

A avaliação de palavras-chave com base nesses critérios deixará você com oportunidades principais que devem informar sua estratégia de criação de links.

2. Realizar Oportunidades de Busca Requer Desenvolvimento de Conteúdo

Para classificar na pesquisa, você deve merecer uma classificação na pesquisa. Você precisa ter uma página que responda às intenções do usuário pelo menos tão bem quanto as páginas de classificação atuais, e isso requer desenvolvimento de conteúdo .

O desenvolvimento de conteúdo pode significar melhorar as páginas existentes ou criar páginas totalmente novas. Pronto para saber como fazer anúncios PPC eficazes?

Melhorando as páginas existentes

Novo conteúdo nem sempre é obrigatório . Se você já tiver uma página que atenda às suas palavras-chave de destino, pequenas melhorias na página e nos backlinks poderão ser suficientes para fazer a diferença em termos de visibilidade orgânica.

Qualquer página que você designar como uma página de destino em potencial já deve estar classificada de forma decente e ter mostrado propensão para links. Se esses atributos estiverem presentes, pequenos ajustes podem aumentar a vinculação e posicionar melhor sua página para responder a pesquisas relevantes.

Os melhores lugares para se inspirar em possíveis mudanças são os SERPs que você está direcionando, pois essas são as páginas com as quais você deseja competir.

Mudanças potenciais que aumentam a capacidade de vinculação incluem:

  • Aumento da profundidade e duração do conteúdo.
  • Adicionando vários formatos (vídeo, interatividade, etc.).
  • Melhorando design e visual.
  • Atualizando conteúdo sensível ao tempo.

Melhorar as páginas existentes pode fornecer uma opção de baixo investimento para segmentar palavras-chave importantes.

Elaboração de páginas estratégicas

Se você não tiver uma página que responda suficientemente à intenção por trás dos termos de segmentação, será necessário criar uma página. Semelhante à atualização de páginas existentes, quando você cria uma nova página, a primeira coisa que você deve fazer é examinar as páginas de classificação.

À medida que você começa a desenvolver sua nova página, referenciar as páginas de classificação facilitará as decisões de estilo e formatação – você desejará criar uma página semelhante às páginas atualmente classificadas.

O objetivo é criar a melhor página possível para as palavras-chave que você está segmentando.

Suas duas principais considerações ao criar essas páginas devem ser:

  • Respondendo a intenção do pesquisador
  • Otimizando a estrutura da sua página para incluir todas as possibilidades de palavras-chave

Se você criar uma página de qualidade, ela será configurada para o sucesso desde o início. Além disso, esses ativos estratégicos estão bem posicionados para ganhar links de qualidade que aumentam ainda mais o desempenho da pesquisa.

3. Otimização na página vem antes fora da página

Otimização externa – aquisição de links – é muito mais poderosa quando é suportada pela otimização on-page. Se você conseguir links válidos, mas eles apontam para um site abaixo do ideal, você está deixando a equidade na mesa.

Por outro lado, quando suas páginas são bem projetadas e otimizadas, os backlinks podem ser o ponto de inflexão para visibilidade e tráfego.

Ao criar novas páginas e auditar seções antigas de seu site, lembre-se dos seguintes problemas técnicos:

  • Cabeçalhos, tags de título, tags alt , etc.
  • Velocidade da página
  • Estrutura de URL Experiência móvel
  • Robots.txt
  • Erros de página
  • Conteúdo duplicado
  • Redireciona
  • Links quebrados e imagens

Obter os elementos técnicos certos garante que você aproveite ao máximo os links que recebe. Junto com esses elementos técnicos, a vinculação interna deve ser uma consideração primária. Links internos são vitais para o link building porque eles:

  • Usabilidade de impacto
  • Guie os rastreadores de pesquisa
  • Direcionar patrimônio de link valioso

Os links internos possibilitam desviar a equidade do link para páginas de produtos e categorias que, de outra forma, lutam para ganhar links.

Um diagrama de exemplo dessa estrutura de vinculação seria semelhante a:

Site de vinculação de terceiros> Ativo vinculável no seu site> Página do produto importante

Outros proprietários de sites geralmente hesitam em vincular-se a páginas orientadas a conversão. Mas, se você criar ativos vinculáveis ​​com links internos, poderá aproveitar o valor dos links que esses recursos atraem para suas páginas de conversão.

Conclusão

A maior parte do link building é o trabalho manual de convencer os outros a se conectarem . No entanto, todo esse trabalho árduo é diminuído se você não levar em conta os outros fatores que afetam o sucesso do desenvolvimento de links.

Para garantir que você aproveite ao máximo sua aquisição de links:

  • Comece com a pesquisa de palavras-chave para informar a estratégia de criação de links
  • Crie novas páginas ou melhore o conteúdo existente para segmentar as oportunidades de pesquisa
  • Faça uma auditoria na otimização on-page e nos links internos para maximizar o ROI do link building

Espero que tenha gostado desse artigo. Adoraria ouvir como você trabalha estratégia de links para o seu site. Deixe seu comentário abaixo e vamos bater um papo estratégico.