O segredo de uma campanha de sucesso no Google AdWords

o segredo de uma campanha no google adwords

O Google AdWords é uma ótima plataforma para conquistar novos clientes. Tal fato se justifica, porque o AdWords tem o poder de exibir seus anúncios para um público altamente segmentado no momento exato em que eles realmente estão procurando por seu produto ou serviço.

No entanto, criar uma nova campanha do Google AdWords é uma tarefa estimulante, com muitas emoções sendo construídas.

Como o AdWords é um método inovador para aumentar o tráfego, também requer trabalho duro, pensamento estratégico e planejamento adequado.  Não é necessário gastar muito do seu orçamento para aproveitar ao máximo as campanhas do Google AdWords.

Vou listar abaixo algumas dicas para você que pretende utilizar a ferramenta do Google ou já tenha começado a trabalhar com a ferramenta e tornar suas campanhas bem-sucedidas.

Determinar a sua demanda

Esse é o elemento mais importante de uma campanha bem-sucedida do Google AdWords. Se os clientes não estiverem procurando por seu produto / serviço no Google, não há motivos para criar uma campanha do Google AdWords.

Portanto, entenda a estratégia por volta do seu produto/serviço antes de criar uma campanha do Google AdWords.

Para verificar as palavras-chave, use a Ferramenta de sugestão de palavra-chave do Google, que permite analisar muitos dados, ajuda a gerar palavras-chave relevantes que são famosas e também informa sobre a concorrência dessas palavras-chave e seu preço de lance.

Ao procurar por palavras-chave específicas para sua empresa, invista em palavras-chave com altos volumes de pesquisa, invista em palavras-chave que indiquem um sentido de compra, em vez de apenas fornecer informações e também considerar a acessibilidade das palavras-chave.

Entenda a matemática básica da sua campanha

Depois de conhecer a demanda, o próximo passo é escolher as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.

Como as palavras-chave são os blocos de construção da campanha do Google AdWords, elas exigem planejamento e atualizações constantes. Mas antes de finalizar as palavras-chave da sua campanha, você precisa entender a matemática básica de sua campanha.

Com isso, você pode escapar de lances em uma palavra-chave muito cara para você. Para verificar o aspecto financeiro das palavras-chave, faça a si mesmo essa pergunta: “Posso dar publicidade a essa palavra-chave?”

Para responder a isso, você precisa calcular seu custo máximo por clique que é acessível para você.

Use a fórmula a seguir para calcular seu custo máximo por clique.

CPC máx. = (Lucro por cliente) (margem de 1 lucro) (taxa de conversão do site) / 100

Suponha que seu lucro por cliente seja de R$ 100 com uma margem de lucro de 40% e uma taxa de conversão de 10%. Ao usar a fórmula acima, seu CPC máximo será:

CPC máx. = [R$ 100 (1-0,40) 10] / 100 = R$ 6

Com isso, seu custo máximo por clique para uma palavra-chave é de R$ 6. E se o Custo por clique estimado for de R$ 4, então é uma tentativa lucrativa porque aqui você está disposto a gastar mais e o custo estimado é menor.

Por outro lado, se o Custo por clique estimado for de $ 8, você saberá que provavelmente não conseguirá anunciar com essa palavra-chave específica.

Conduza a análise do concorrente

Depois de fazer uma lista de palavras-chave que sejam acessíveis e relevantes para o seu produto ou serviço, é importante entender o que seus concorrentes estão fazendo.

Para isso, você precisa conduzir uma análise concorrente de maneira adequada. Você também pode usar essas informações para otimizar suas campanhas.

A análise de concorrentes também permite que você saiba sobre as palavras-chave, os anúncios e as páginas de destino que funcionam ou não funcionam em seu setor específico.

Há muitas ferramentas de marketing como SemRush e Keywordtool que ajudam você a verificar as estratégias de seus concorrentes.

Essas ferramentas dão acesso ao histórico de publicidade de seus concorrentes em um formato bem organizado. Você também pode ver quais palavras-chave ou frases os concorrentes estão usando e também monitorar o desempenho das palavras-chave que estão sendo usadas.

Ter uma poderosa Proposta Exclusiva

Sua proposta exclusiva de venda é o que separa você do resto de seus concorrentes e faz você se destacar na multidão.

Dê aos seus clientes um motivo convincente para escolher você. Uma proposta bem estruturada pode levar seu negócio a novos patamares  lhe dar uma vantagem sobre seus concorrentes.

Além disso ajuda você a responder: “Por que os clientes devem escolher minha marca e não a dos outros?” Com isso sua proposta pode gerar melhor tráfego de clientes em potencial e, ao mesmo tempo, remover tráfego indesejado.

Outro fator importante que devemos levar em consideração é a possibilidade de aumentar sua taxa de conversão. Tal fator facilita por gerar tráfego de qualidade e obter conversões melhores convertendo os visitantes em clientes de maneira eficaz.

Você deve criar uma oferta tão valiosa que seus clientes em potencial não possam evitá-la a qualquer custo. Basicamente, existem componentes valiosos que formam uma oferta boa e irresistível.

Valor

O valor do produto ou serviço que você está vendendo deve ser maior que o preço. Os benefícios devem compensar o preço.

Seu potencial comprador deve sentir que eles são mais importantes que o valor que estão pagando dinheiro. Defina claramente todo o valor do produto ou serviço fornecido ao cliente.

Call to Actions que convertem

Ao incluir um simples CTA, você pode dizer ao seu cliente em potencial exatamente o que deseja que ele faça em seguida.

Se você quiser que seus clientes liguem para você, não os faça procurar pelo seu número de contato no site. Em vez disso, forneça seu número.

E se você quiser que seus clientes preencham um formulário, coloque o formulário destacado para o cliente ver facilmente.

Escreva anúncios atraentes

Quando você usa o Google AdWords para publicidade, você só paga quando seu anúncio é clicado. Seus anúncios têm duas tarefas principais a serem executadas. Atraia clientes em potencial qualificados para seus anúncios em vez de seus concorrentes.

Anúncios atraentes geralmente têm uma CTR mais alta que aumenta seu Índice de qualidade e reduz o Custo por clique de suas palavras-chave. Os anúncios do AdWords têm um título, duas descrições separadas e um link para a página de destino relevante que está alinhada com o anúncio (URL).

Você pode fazer uma pergunta para chamar a atenção dos usuários, descrever sua oferta e atrair o usuário com uma frase de chamariz na descrição. Por fim, verifique se o URL está correto e acessa a página de destino relevante.

Lembre-se de que o título é o elemento mais importante do seu anúncio. Tente incluir palavras-chave no título.

Quando a consulta de pesquisa corresponde às palavras-chave em seu título, o Google coloca em negrito essas palavras-chave para torná-las visíveis, fazendo com que seus anúncios se destaquem do resto.

Nas linhas de descrição, inclua seus benefícios e sua oferta especial. Além disso, não basta copiar e colar o nome do domínio no URL de visualização.

No seu URL de visualização, você pode incluir sua oferta, CTA, Proposta Exclusiva e qualquer outra coisa que faça você se destacar na multidão.

Alinhe as páginas de destino com seus anúncios

A essa altura, seu cliente em potencial pesquisou seus produtos e serviços. Eles até acharam seu anúncio muito atraente. Impressionado pela sua oferta, o visitante decide clicar no seu CTA.

Você tem duas escolhas aqui:

  1. Envie para o visitante a página de destino relevante e feche o negócio convertendo-o em cliente
  2. Envie seu visitante para a página inicial e perca o possível cliente e aumente a taxa de rejeição.

Tenho certeza que você pode estar se perguntando por que a segunda opção é a melhor opção.

Isso ocorre porque muitos anunciantes cometem esse erro ao direcionar seus visitantes para o homepag e não para a página de destino. A página inicial explica tudo sobre sua empresa e seus produtos e serviços.

Ele possivelmente não explica o que foi destacado em seu anúncio específico.

Se seu URL não for para a página de destino correta e alcançar a página inicial, os usuários que clicaram em seu anúncio não poderão encontrar a oferta especial e sairão imediatamente enquanto aumentam sua taxa de rejeição.

A manchete é a primeira coisa que o visitante lê quando pousa na sua landing page. Torne a atenção atraente e atraente. Sua página de destino deve ser relevante para as palavras-chave e os anúncios nos quais o usuário clicou.

Para tornar sua página de destino mais atraente, inclua sua Proposta Exclusiva , benefícios, oferta especial e uma call-to-action forte.

Use palavras-chave negativas

Como você já deve saber, palavras-chave negativas são aquelas que impedem que seus anúncios sejam exibidos para qualquer consulta de pesquisa irrelevante.

Eles desempenham um papel vital ao salvar seu orçamento de mídia paga e que no fim, poderia ter sido desperdiçado com cliques irrelevantes.

As palavras-chave negativas ajudam você a simplificar seus anúncios e a exibe apenas para as consultas de pesquisa mais relevantes.

As palavras-chave negativas não apenas geram tráfego de qualidade, mas também garantem que o tráfego que está chegando seja orientado à conversão e acabe aumentando os leads e as vendas.

Como as palavras-chave negativas têm o poder de fazer ou quebrar suas campanhas, escolha-as com sabedoria e recomenda-se que você realize pesquisas adequadas antes de segmentar as palavras-chave negativas.

As palavras-chave negativas também resultam em uma melhor CTR ao tornar seus anúncios específicos e segmentá-los apenas para o público-alvo mais relevante.

Manter o controle de sua taxa de conversão é extremamente essencial.

Execute o acompanhamento de conversões

É essencial analisar palavras-chave e anúncios que estão aumentando seu ROI e aqueles que estão simplesmente desperdiçando seus gastos com anúncios.

O acompanhamento de conversões ajuda você a gerenciar suas palavras-chave e anúncios de maneira adequada e também permite que você faça as alterações necessárias para otimizar suas campanhas de acordo.

Para sua empresa, uma conversão pode ser uma compra, inscrição ou lead. É basicamente a ação que você deseja que seus visitantes levem em seu site.

Sem o acompanhamento adequado, não é possível diferenciar entre as palavras-chave, anúncios e páginas de destino com melhor desempenho e baixo desempenho.

Para manter um registro da taxa de conversão, você pode colocar o código de acompanhamento de conversões fornecido a você pelo Google AdWords em sua página de destino específica para cada anúncio.

Otimize suas campanhas

Depois de criar sua campanha do Google AdWords, a próxima etapa é otimizá-los com base nos dados que você herdou por meio do acompanhamento de conversões.

Depois que seus anúncios são lançados, você precisa monitorá-los de perto.

Observe os cliques que estão sendo gerados, quantos visitantes estão acessando sua página de destino e quantos deles estão realmente convertendo.

Se suas palavras-chave forem lucrativas o suficiente e você ainda não estiver classificado como número 1, aumente seus lances para essas palavras-chave.

Por outro lado, se uma palavra-chave não for lucrativa, diminua o lance ou pause a palavra-chave dependendo da situação.

Além disso, teste diferentes versões de sua página de destino para determinar qual delas está gerando o máximo de conversões.

Resumindo, para otimizar suas campanhas, você deve procurar melhorar os elementos que estão trabalhando em favor de suas campanhas do Google AdWords e remover aqueles que não estão funcionando.

Conclusão

Criar uma campanha do Google AdWords é uma tarefa difícil, mas, se feita corretamente, pode resultar em um fator principal para melhorar sua presença on-line e suas conversões.

Concentrando-se nas dicas acima, você pode criar campanhas do Google AdWords que são lucrativas. O Google AdWords exige um entendimento inteligente das métricas e um investimento claro, portanto, confie nos dois.

Lembre-se também de que o sucesso de suas campanhas do Google AdWords depende muito do tipo de empresa em que você está envolvido, das palavras-chave segmentadas, dos concorrentes, dos anúncios e da taxa de conversão.

Espero que essas dicas tenham fornecido insights melhores para aumentar sua produtividade e eficiência de suas campanhas do Google AdWords.

Agora se as páginas do seu site não estão convertendo, sugiro a leitura desse artigo onde explico como criar uma mensagem da marca focada em SEO que gera confiança e impulsiona as conversões.