Planejamento estratégico para marketing digital

Uma abordagem de planejamento mais estratégico para o marketing digital são mais propensas a ter sucesso a longo prazo, apesar de muitas empresas não possuírem um planejamento de marketing  a curto e/ou a longo prazo.

Não estou dizendo que aqueles com uma abordagem mais simples não são capazes de fazer um marketing adequado que possa obter resultados, eles certamente são. Ao invés disso, estou dizendo que eles podem perder as principais premissas e técnicas de marketing digital. Entre elas as que precisam ser priorizadas e recursos para as atividades de campanha em ação que se tornam consumidas pelo público.

O que é uma estratégia digital?

Sua estratégia de marketing digital é uma série de ações que irão ajudá-lo a atingir seus objetivos usando o marketing on-line. O termo “estratégia” pode parecer intimidante, mas construir uma estratégia digital eficaz não precisa ser difícil.

Em termos simples, uma estratégia é apenas um plano de ação para alcançar o objetivo desejado, ou múltiplos objetivos. Por exemplo, seu objetivo geral pode ser gerar 30% mais ligações através do seu site este ano do que você dirigiu no ano passado.

Dependendo da escala do seu negócio, sua estratégia de marketing digital pode envolver múltiplos objetivos e muitas partes independentes, mas retornar a essa maneira simples de pensar sobre estratégia pode ajudá-lo a manter o foco na realização desses objetivos.

Apesar da simplificação do termo “estratégia”, não há dúvida de que pode ser difícil começar a construí-la. Vejamos a aparência de uma campanha de marketing digital e, então, vamos ver algumas dicas para ajudá-lo a criar uma estratégia efetiva de marketing digital para criar seu negócio e realmente ter sucesso online.

O que é uma Campanha de Marketing Digital?

É fácil confundir sua estratégia digital com suas campanhas de marketing digital, por isso vamos distinguir os dois termos.

Como mencionei anteriormente, sua estratégia digital é uma série de ações que podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo de marketing. Suas campanhas de marketing digital são ações dentro de sua estratégia que o levam a atingir esse objetivo.

Por exemplo, você pode escolher por executar uma campanha compartilhando alguns dos seus melhores recursos no Facebook ou Linkedin para gerar mais leads através desse canal. Essa campanha faz parte de sua estratégia para gerar mais leads.

É importante notar que, mesmo que uma campanha se integre  e ganhe mais estrutura ao longo de alguns anos, isso não é uma estratégia – é ainda uma tática que se assemelha a outras campanhas para formar sua estratégia.

Agora que conseguimos lidar com os conceitos básicos de estratégias digitais e campanhas de marketing digital, vamos entender agora como construir sua estratégia.

Como construir uma estratégia digital forte

1.Construa sua persona e compradores

Para qualquer estratégia de marketing – off-line ou on-line – você precisa saber para quem você está fazendo o marketing. As melhores estratégias de marketing digital são baseadas em personas detalhadas do comprador, e seu primeiro passo é criá-las.

A persona do comprador representa o seu cliente ideal e podem ser criadas pesquisando, agendando e entrevistando o público-alvo do seu negócio. É importante notar que esta informação deve ser baseada em dados reais sempre que possível, pois fazer suposições sobre seu público pode fazer com que sua estratégia de marketing tome a direção errada.

Para obter uma imagem correta levantando a personalidade desse público, sua pesquisa deve incluir uma mistura de clientes, clientes potenciais e pessoas fora da sua base de dados de contatos que se alinham com o público-alvo.

Mas que tipo de informação você deve reunir para estruturar e adequar à sua estratégia de marketing digital? Isso depende do seu negócio, e é provável que varie dependendo se o seu foco é B2B ou B2C, ou se seu produto é de alto custo ou baixo custo. Vou detalhar abaixo alguns exemplos

Informação quantitativa (ou Demográfica)

  1. Localização: Você pode usar ferramentas de análise para web como o Google Analytics, para identificar facilmente a localização do tráfego do seu site, o que está sendo divulgado.
  2. Renda: Reunir informações como a renda específica a ser investida ou gasta.

Informação qualitativa

  1. Objetivos: Dependendo da necessidade que seu produto ou serviço foi criado para servir, você já pode ter uma ideia dos objetivos que sua persona procura alcançar.
  2. Desafios: Mais uma vez, fale com os vendedores que tem contato com os clientes, situações nas vendas e do serviço ao cliente para ter uma ideia dos problemas comuns que seu público enfrenta.
  3. Hobbies e interesses: Fale com clientes e pessoas que se alinham com seu público-alvo. Se você é uma marca de moda, por exemplo, um fator útil é saber se grandes segmentos de sua audiência também estão interessados ​​em fitness e bem-estar, pois podem ajudar a informar sua futura criação de conteúdo e parcerias.
  4. Prioridades.: Fale com clientes e pessoas que se alinham com seu público-alvo para descobrir o que é mais importante para eles em relação ao seu negócio. Por exemplo, se você é uma empresa de software B2B, sabendo que sua audiência valoriza o suporte ao cliente em um preço competitivo, é uma informação muito valiosa.

2) Identifique seus objetivos e as ferramentas de marketing digital que você vai precisar

Seus objetivos de marketing sempre devem ser vinculados aos objetivos fundamentais do negócio. Por exemplo, se o objetivo da sua empresa é aumentar a receita on-line em 20%, seu objetivo como comerciante pode ser gerar 50% mais ligações através do site do que no ano passado para contribuir com esse sucesso.

Seja qual for o seu objetivo geral, você precisa saber como medi-lo e, mais importante, realmente pode ser medido (por exemplo, tenha as ferramentas de marketing digital corretas para fazê-lo). A forma como você mede a eficácia da sua estratégia digital será diferente para cada negócio e dependerá de seus objetivos, mas é vital garantir que você seja capaz de fazê-lo, pois são essas métricas que o ajudarão a ajustar sua estratégia no futuro.

Os benefícios do planejamento a longo prazo para o marketing digital

O planejamento a longo prazo permite estratégias consistentes e alocação de recursos a serem seguidas de acordo com lançamentos e campanhas de produtos da sua empresa e mudanças antecipadas no mercado. No marketing digital, recomendo uma abordagem estratégica semelhante. Embora o digital mude rapidamente e constantemente, a mudança a longo prazo necessária para o marketing digital efetivo significa que você não poderá transformar a empresa em 3, 6 ou mesmo 12 meses.